Cotidiano de um Hemofílico

Como deve ser a alimentação?



Pessoas com hemofilia não precisam de uma dieta especial, mas devem se alimentar de forma saudável e nutritiva para terem uma vida plenamente ativa e cheia de energia para se exercitar, trabalhar e realizar as atividades do dia-a-dia. Frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A, enquanto os vegetais e as verduras verde-escuros são fonte de ferro. Alimentos ricos em fibras mantêm o bom funcionamento do intestino, diminuem o nível de açúcar no sangue (ajudando no tratamento e controle de diabetes) e reduzem os níveis de colesterol. Feijões, frutas e aveia são boas fontes de fibra. Beber água é muito importante. A quantidade vai depender do clima, do nível de atividade física, idade e alimentação. No geral, recomenda-se a ingestão de oito copos de água por dia.


Quais os cuidados com as atividades físicas?


As atividades físicas são recomendadas para pessoas com hemofilia, pois há muitos ganhos. Elas fortalecem os músculos, protegem as articulações e reduzem o risco de sangramentos espontâneos. Um profissional de saúde experiente poderá orientar quanto ao tipo de atividade mais indicada para cada pessoa. A escolha da atividade deve levar em conta o prazer que ela proporciona. Assim será possível praticá-la com frequência, o que contribuirá para o aumento da autoestima da pessoa com hemofilia.
Gif

A prática de exercícios desenvolve músculos fortes para proteger as suas articulações, ajudando a reduzir os sangramentos espontâneos. A escolha de uma atividade física que lhe proporcione prazer, bem estar e que seja acompanhada por um profissional capacitado é extremamente importante para a prevenção das hemorragias que, quando não tratadas corretamente, resultam em inchaço, inflamação nas articulações, dor intensa e danos musculares e articulares. Caminhar, andar de bicicleta ou subir escadas pode ser um bom começo. Além da sensação de bem-estar, atividades físicas aliviam o estresse, facilitam a socialização, previnem a depressão e diminuem a ansiedade.

É possível ter uma vida profissional plena?
Gif escolarGif escolarGif de aluno
No fim da adolescência, os jovens começam a pensar sobre qual carreira seguir. Eles precisarão de orientação para decidir sobre profissões que irão satisfazer seus desejos, sem colocá-los em situações de risco.
Graças ao tratamento preventivo, implantado pelo Ministério da Saúde, as pessoas com hemofilia podem ter a medicação em casa e também em seu local de trabalho, facilitando o tratamento sem ter de se ausentar do trabalho ou estudo. Isso faz com que as pessoas com hemofilia tenham as mesmas oportunidades de qualquer cidadão.

Você é o número?



Rede Social

TwitterFacebookGoogle PlusTumblrYoutube

Arquivo do blog